A Espuma dos Dias
O primeiro livro que trarei para vocês se chama A Espuma dos Dias. É um livro muito delicioso de se ler. Recomendo bastante.
Sinopse:
Obra-prima do escritor francês Boris Vian, “A Espuma dos Dias” faz uso de imagens poéticas e surreais para apresentar um universo absurdo. Trata-se da história dos amigos Colin, Chick, Nicolas, Chloé, Alise e Isis, que vivem em Paris num ambiente repleto de referências ao jazz e ao existencialismo dos anos 1950. Colin, um jovem muito rico, se apaixona por Chloé e gasta toda a sua fortuna em flores para tratar justamente da flor que cresce no pulmão de Chloé e ameaça matá-la. A angústia de Colin ao tentar salvar sua esposa acaba por deformar tudo a sua volta.
A Espuma dos Dias, romance escrito pelo escritor francês Boris Vian, foi escrito no ano de 1947, porém, somente foi descoberto pelo grande público dezesseis anos depois.
O livro nos traz a história de seis amigos inseparáveis – Colin, Chick, Chloé, Nicolas, Alise e Ísis – que tinha seus dias resumidos em jazz e existencialismo, na vida boêmia francesa, dos anos 50.
Colin, um bom vivant milionário, se apaixona por Chloé, ao som de Duke Ellington, e tudo parece perfeito. A alegria prospera, sua casa é iluminada e a vida brilha. Entretanto, após o casamento do jovem casal, Chloé descobre uma grave doença: um crescimento de uma flor de lótus em seu pulmão. Após esse acontecimento trágico, Colin faz de tudo para salvar sua amada, inclusive trabalhar nos piores empregos para conseguir comprar flores para Chloé, única forma de mantê-la viva.
O que antes era colorido e alegre, passa a ser sombrio e preto e branco. A angústia pela doença de Chloé faz com que todos envelheçam rapidamente e a casa do casal vai diminuindo gradativamente, em relação ao avanço da doença.
Boris Vian traz em seu livro uma linguagem surrealista e poética. Abusa das analogias de forma a utilizar o sonho para retratar o real. Mesmo diante de toda essa linguagem surrealista, o livro possui uma leitura extremamente agradável e de fácil entendimento. A história, mesmo em suas passagens mais sombrias, nos faz sonhar e nos imaginar fazendo parte daquela sociedade parisiense tão deleitável.
Recomendo a leitura do livro a todos os apreciadores de romance e histórias imaginativas e sonhadoras. O amor de Colin e Chloé é algo mágico que nos faz sorrir e chorar e nos faz literalmente sonhar. Algo diferente de tudo que já vimos.
Postar um comentário